segunda-feira, 24 de novembro de 2008

NG5 - Tecnologias de Informação e Comunicação

Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)

Contexto Privado (DR1)
► Identificar as diversas funcionalidades do telemóvel adequadas a práticas de lazer e/ ou fruição cultural, relacionando a sua utilização com a sua idade, sexo e profissão.
► Analisar as vantagens e desvantagens da utilização desse recurso.
► Identificar e compreender os símbolos e códigos presentes no telemóvel.
► Actuar oralmente e por escrito, usando as várias linguagens para fruição ou resolução de problemas.

Contexto Profissional (DR2)
► Referir o trabalho que executa com o computador no desempenho da sua actividade profissional.
► Compreender de que forma este recurso constitui uma mais-valia na organização do seu trabalho.
► Identificar e compreender a(s) linguagem(ns) específica(s) de programação.
► Actuar face às tecnologias de informação e comunicação, demonstrando domínio na(s) linguagem(ns) específica(s) de programação fundamental(ais) na sua área profissional.
► Referir as vantagens e desvantagens do computador.

Contexto Institucional (DR3)
► Identificar diferentes modalidades de divulgação dos bens culturais e artísticos pelos mass media.
► Analisar a importância dos media na divulgação dos bens culturais e artísticos, enfatizando o seu poder mediático.
► Produzir criticamente textos no que respeita a esta temática.
► Identificar e compreender o poder mediático nos diferentes media no que respeita à divulgação dos bens culturais e artísticos.

Contexto Macro-estrutural (DR4)
► Identificar diferentes aplicações da internet no trabalho artístico.
► Compreender a relação entre internet e “arte digital”.
► Explorar, na circulação pelo espaço virtual (“ciberespaço”), a noção de “visita”, transitando entre sites, imagens, animações multimédia e comparando esta experiência com a circulação no espaço não virtual.
► A partir das informações disponibilizadas pelas diferentes fontes da internet, expor ideias, argumentar e utilizar criticamente a informação seleccionada.
► Compreender os processos de recepção dos documentos da internet.

Nenhum comentário: