terça-feira, 23 de dezembro de 2008

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008





NG5 - DR2/DR3

Tarefa:



Meus Senhores e minhas Senhoras vão tornar-se Jornalistas, em Portugal, nos anos 20! Acabam de ser contratados para criar o 1º número de uma revista destinada a um público feminino! Sejam Criativos!!

Introdução



«O mundo inteiro mudou neste último século (séc. XX). Desde o princípio da relatividade de Einstein à queda do muro de Berlim, o planeta sofreu todo o tipo de alterações. As mulheres conquistaram o direito de serem pessoas com os mesmos direitos e deveres, nem que para isso tivessem tido de queimar "soutiens" e desejar a morte de todos os homens. As coisas desde então acalmaram, mas continua a viver-se numa sociedade patriarcal, onde o que é masculino continua a predominar.» http://dossiers.publico.pt
Os anos 20 representaram uma etapa significativa no percurso de emancipação feminina Como seria ser mulher nos anos 20?



Processo

Devem dividir-se em grupos, sendo cada grupo constituído por cinco elementos. Cada elemento do grupo é responsável por uma das seguintes secções:
· Capa, editorial e publicidade;
· Actualidades: política, ciência e desportos;
· Entrevista com uma mulher marcante deste período;
· Artes e literatura no feminino;
· Moda, espectáculos e cinema


A tarefa deverá ser desenvolvida pelo grupo e concluída em duas semanas.


Bom Trabalho!!!







NG5 - DR2



O Computador

Todos os dias somos confrontados com as TIC (tecnologias da informação e comunicação) e por mais que nos queiramos alhear do assunto, esta verdade é irrefutável, quer com os seus benefícios, quer com os seus custos. Temos que concordar que, hoje em dia, é indispensável um conhecimento de informática, para todos os que queiram exercer a sua actividade quotidiana sem precisar de recorrer à ajuda de terceiros. Na realidade a informática está instalada entre nós, "os computadores estão presentes nas mais variadas esferas da actividade social". As TIC, tal como todas as inovações, têm os seus aspectos positivos que serão porventura em grande quantidade e também alguns negativos.

Os modernos computadores electrónicos automáticos, especialmente os digitais, vêm modificando profundamente todos os sectores da vida humana. O seu emprego em bancos, companhias de seguros, empresas comerciais, torna-os mais eficientes sob vários aspectos, alterando os métodos de trabalho tradicionais. No campo científico e técnico, o impacto dos computadores foi e continua a ser muito grande: eles permitiram resolver problemas considerados anteriormente como irresolúveis. São "preciosos auxiliares dos médicos para fazer diagnósticos, especialmente no caso de doenças extremamente complexas” a sua existência permite solucionar problemas tais como: o trânsito da cidade de Lisboa que "é gerido pelo sofisticado sistema Gertrude". São igualmente "computadores que controlam a aterragem, a descolagem e o voo dos aviões e o tráfego ferroviário. As reservas de lugares e a emissão de bilhetes dos aviões e dos comboios são também feitas por computador" encontrando-se os vários terminais espalhados por muitas localidades como é o caso dos terminais multibanco.

Em muitos sectores da vida laboral, hoje em dia quase já não se consegue passar sem o computador, " o computador tornou-se no instrumento de trabalho primordial, é difícil conceber hoje em dia o trabalho de um jornalista, de um bancário, de um economista, de um arquitecto, de um trabalhador gráfico ou de um cientista, sem usar este instrumento" . As TIC estão também presentes no nosso quotidiano das mais variadas formas, desde os mais elementares objectos de uso pessoal, tais como o relógio digital, telefones, automóveis ...

O computador permite estabelecer interligações em actividades consideradas anteriormente dissociadas tais como os jogos electrónicos e a televisão. Podemos dizer, que no futuro o computador influenciará a maneira de agir e de pensar da sociedade. Este veio modificar, "a noção que as pessoas têm de si próprias, umas das outras e da sua relação com o mundo (...) o computador desafia a nossa própria noção de pensamento". O computador desperta nas pessoas os mais variados tipos de reacções. Alguns adultos, principalmente aqueles que nunca ou raramente o utilizam, vêem-no com cepticismo, receio, desconfiança e como um potencial inimigo. A reacção dos jovens face ao computador é totalmente diferente. Estes vêem-no com curiosidade, naturalidade e com grande entusiasmo. Os jovens têm o seu primeiro contacto com o computador geralmente através dos jogos, surgindo a normal curiosidade acerca do seu funcionamento interno e o seu interesse pela programação.

O papel da escola face às novas tecnologias deveria ser o de proporcionar às crianças o contacto com as mais diversas aplicações do computador, dando-lhes assim uma perspectiva realista, sobre o que se faz no mundo do trabalho. Há quem defenda a ideia de que "o que é bom para os profissionais, é bom para as crianças", "elas são capazes de se interessar profundamente e de assumir um notável sentido de responsabilidade ao manejarem o computador como um instrumento de trabalho, como o fazem os adultos e, em especial, os verdadeiros profissionais". Cada vez mais será exigido às pessoas que ajam com desembaraço, versatilidade e boa capacidade de enfrentar e resolver situações, pois a informação existente hoje, rapidamente se torna absoleta e "preparar as pessoas para viver e agir desta forma será uma função primordial dos sistemas educativos". No entanto, o computador e a sua utilização nas múltiplas e variadas funções veio substituir muita mão de obra, criou desemprego e a necessidade de reconversão de muitos profissionais, e, simultaneamente, deu origem a novas profissões. A entrada do computador na vida das pessoas trouxe consigo também alguns problemas de cidadania e de privacidade. Em sectores do mundo laboral, muito do trabalho mais monótono, duro e mais perigoso, passou a ser realizado somente por computadores. Actualmente, sem que nós o saibamos, existe informação em computadores mais ou menos detalhada sobre a nossa pessoa, que poderá ser mal usada pelos que a ela tenham acesso. Outro dos problemas criados pelo computador é o uso que é feito dele, para fins ilícitos. Principalmente os piratas informáticos, criam toda a espécie de problemas, pois quebrando as barreiras de segurança dos sistemas informáticos, processam "transferências de dinheiro dumas contas bancárias para outras ", outra forma consiste em "aceder à memória do computador e modificar a informação nela existente, causando, por vezes, graves prejuízos aos seus utilizadores legítimos" .

Papert, o maior defensor das potencialidades educativas do computador afirma: "acredito que certos usos da tecnologia computacional e das ideias computacionais podem prover as crianças com novas possibilidades de aprender, pensar e crescer tanto emocional como cognitivamente". “Uma iniciação mínima à informática será em breve indispensável a todos, jovens ou velhos, se quiserem exercer a sua actividade quotidiana sem assistência e sem constrangimento" .

As novas tecnologias permitem "privilegiar sempre a relação professor/aluno, sabendo que as tecnologias mais avançadas só poderão contribuir para a relação (transmissão, diálogo e confrontação) entre quem ensina e quem é ensinado" . Noutro sentido "a tecnologia pode lançar pontes entre países industrializados e os que o não são, e levar professores e alunos a balançar-se a níveis de conhecimento que sem ela nunca poderiam atingir". As novas tecnologias da informação têm que ser introduzidas rapidamente na escola, pois o contrário “pode ter repercussões negativas a todos os níveis de ensino científico e tecnológico, quer se trate da formação de professores ou do sistema educativo propriamente dito", além disso "bem utilizadas, as tecnologias da comunicação podem tornar mais eficaz a aprendizagem e oferecer ao aluno uma via aliciante de acesso ao conhecimento e competência". Hoje em dia sabemos que “o conhecimento verdadeiramente importante não se apoia na memorização de grandes quantidades de dados, mas na capacidade de utilizar eficazmente informação por isso o essencial é saber-se procurar a informação de que se necessita”. Existe uma diferença abismal entre a evolução tecnológica sofrida pela sociedade e a que existe na escola onde esta evolução ou é muito reduzida, ou praticamente inexistente. A responsabilidade da escola perante o avanço tecnológico é grande e ela precisa de vencer esse desafio. Se não o fizer corre o risco de se tornar ineficaz e obsoleta, incapaz de preparar os jovens para o mundo de amanhã, "corre o risco de se constituir como travão do próprio progresso social e perder desse modo toda a sua razão de ser". Na escola, o computador deve ser um instrumento de trabalho a que os alunos devem ter o acesso facilitado tal como tem a outros da sala de aula, para poder ser um elemento capaz de transmitir poder e liberdade sem constrangimentos, sobretudo por parte dos alunos com menos destreza ou conhecimentos .

Os avanços tecnológicos aumentam a um nível assustador e com a generalização da Internet depressa o computador vai ser tão corrente nas nossas casas quanto o é hoje a televisão. O défice tecnológico-cultural e a consequente privação dos novos meios de comunicação gerará subcidadãos e subpaíses. Eis o grande desafio feito à escola: preparar os jovens para o futuro num mundo que dia a dia estará cada vez mais informatizado.

Reflexão
Faça uma reflexão sobre as alterações significativas que o Computador trouxe, no âmbito pessoal e profissional, não hesitando em identificar situações da sua vida pessoal e/ou profissional em que se evidenciam ou evidenciaram essas alterações.