segunda-feira, 24 de novembro de 2008



NG5 - Contexto Privado (DR1)


Utilização do Telemóvel e Transformação da Vida Social

Os telemóveis tornaram-se parte integrante do nosso quotidiano e, hoje em dia, é difícil concebermos o mundo sem eles. Se um indivíduo se perde, telefona a pedir indicações do caminho, em vez de perguntar a alguém na rua. Manifestações são convocadas através de SMS. O telemóvel é também agenda, lista de contactos, arquivo de ficheiros, walkman, rádio, despertador, consola de jogos, calculadora e relógio. O impacto dos telemóveis na sociedade actual é portanto inegável. No entanto, a natureza precisa desse impacto, assim como as suas implicações em termos de transformação da vida social, permanecem por identificar e analisar em profundidade.
Antes de 1991, Portugal vivia sem este tipo de dispositivo. Decorridos apenas 16 anos, o uso deste equipamento tornou-se banal e, nos dias que correm, é difícil encontrar alguém que não possua pelo menos um telemóvel. Em consequência desta rápida massificação, o sector das telecomunicações tornou-se um dos que cresceu a um ritmo mais acelerado no âmbito da História da Tecnologia. Tão rápido, que torna-se por vezes difícil recordar como era organizado o nosso quotidiano antes dos telemóveis. Mas qual o motor deste crescimento? O que explica a adesão das massas a este dispositivo? Serão os telemóveis expressões da identidade, ferramentas, uma moda, ou uma combinação de todos estes elementos?
Apesar dos telemóveis serem normalmente considerados meros instrumentos ao serviço dos seus donos, eles são também artefactos sociais. Enquanto meio de comunicação, eles suportam a relação com o outro. Mas para além disso, a prática comunicativa através do telemóvel é influenciada pelo contexto social em que este é utilizado e, ao poder ser activado a partir de qualquer parte e a qualquer momento, o telemóvel passou a assumir também um papel social activo. Mas quem comunica com quem? Qual a estrutura das redes sociais criadas pela comunicação através do telemóvel? Estará o uso do telemóvel associado a um esbatimento das fronteiras entre os contextos sociais das práticas individuais, à medida que os papeis que desempenhamos no quotidiano se intercruzam?
O presente estudo analisa as potenciais alterações sociais provocadas pela possibilidade da comunicação a toda a hora e em qualquer local, levantando pistas de análise mais abrangentes, que visam perceber as transformações sociais decorrentes da mobilidade. O telemóvel deixou de ser apenas um dispositivo que permite comunicar, para se tornar uma ferramenta da interacção social. Em poucos anos, passou de mero instrumento de trabalho a um equipamento de massas, utilizado não só para comunicar, como também para estruturar as relações sociais e o quotidiano.
Mais de 1,7 milhões utilizam telemóvel 3G
São 1.745 milhões os portugueses que já utilizam um telemóvel de terceira geração, que permite realizar video-chamadas, de acordo com os resultados do trimestre móvel de Abril de 2007 do Barómetro de Telecomunicações.
Este número representa 22.1% do total de residentes em Portugal com 10 e mais anos que possuem telemóvel e tem revelado uma tendência de crescimento ao longo do último ano. Mais de 2 milhões, 2 368 mil indivíduos, utiliza um aparelho que, não sendo de 3G, permite aceder ao Portal do seu operador (30.0%) e 44.4% outros tipos de telemóvel.
A penetração de telemóvel 3G é maior junto dos jovens entre os 15 e 24 anos, 38.8% dos que possuem telemóvel nesta faixa etária utilizam mais o de 3G e entre os jovens dos 25 aos 34 anos, 27.9%. No Litoral Norte e na Grande Lisboa também se regista penetração do produto acima da média, respectivamente com 23.6% e 23.5%. Por classes sociais, é na média que o telemóvel 3G é mais utilizado, por 28.3% dos possuidores de telemóvel desta classe social.
A importância que o tlm tem nos nossos dias é enorme pois tem grandes vantagens. Permite-nos comunicar em tempo real, com a possibilidade de visualizar imagens, no plano profissional permite-nos estar disponível e comunicável 24h por dia em qualquer sítio.
Como em tudo na vida tudo tem o lado menos bom, e o tlm não foge á regra. Também tem as suas desvantagens tais como: ser interrompido, em diversas situações pelo seu toque ou curiosidade em saber quem chama, quebrar o diálogo directo, já que é mais fácil mandar uma mensagem ou falar via telemóvel e quanto á saúde, já existem estudos em que provam que o uso deste é prejudicial á saúde.

Manobras de Diversão - Antes dos Telemóveis



REFLEXÕES....: (a publicar no vosso Blog)

  • Elabore uma reflexão crítica sobre o uso do telemóvel no seu quotidiano.
  • Faça agora uma reflexão sobre a limitação do uso do telemóvel no espaço privado e público

NG5 - Tecnologias de Informação e Comunicação

Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)

Contexto Privado (DR1)
► Identificar as diversas funcionalidades do telemóvel adequadas a práticas de lazer e/ ou fruição cultural, relacionando a sua utilização com a sua idade, sexo e profissão.
► Analisar as vantagens e desvantagens da utilização desse recurso.
► Identificar e compreender os símbolos e códigos presentes no telemóvel.
► Actuar oralmente e por escrito, usando as várias linguagens para fruição ou resolução de problemas.

Contexto Profissional (DR2)
► Referir o trabalho que executa com o computador no desempenho da sua actividade profissional.
► Compreender de que forma este recurso constitui uma mais-valia na organização do seu trabalho.
► Identificar e compreender a(s) linguagem(ns) específica(s) de programação.
► Actuar face às tecnologias de informação e comunicação, demonstrando domínio na(s) linguagem(ns) específica(s) de programação fundamental(ais) na sua área profissional.
► Referir as vantagens e desvantagens do computador.

Contexto Institucional (DR3)
► Identificar diferentes modalidades de divulgação dos bens culturais e artísticos pelos mass media.
► Analisar a importância dos media na divulgação dos bens culturais e artísticos, enfatizando o seu poder mediático.
► Produzir criticamente textos no que respeita a esta temática.
► Identificar e compreender o poder mediático nos diferentes media no que respeita à divulgação dos bens culturais e artísticos.

Contexto Macro-estrutural (DR4)
► Identificar diferentes aplicações da internet no trabalho artístico.
► Compreender a relação entre internet e “arte digital”.
► Explorar, na circulação pelo espaço virtual (“ciberespaço”), a noção de “visita”, transitando entre sites, imagens, animações multimédia e comparando esta experiência com a circulação no espaço não virtual.
► A partir das informações disponibilizadas pelas diferentes fontes da internet, expor ideias, argumentar e utilizar criticamente a informação seleccionada.
► Compreender os processos de recepção dos documentos da internet.

YouTube - As tardes da Júlia "Eu e os telemóveis" (2ª parte)

YouTube - As tardes da Júlia "Eu e os telemóveis" (2ª parte)

YouTube - As tardes da Júlia " Eu e os telemóveis" (1ª Parte)

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YouTube - Contemporâneos - Inquérito: Efeitos Nocivos do Telemóvel

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YouTube - Professor parte o telemovel!

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YouTube - Dá-me o telemovel já! Professora brutalizada-VERSÃO COMPLETA

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YouTube - telemóveis,

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